Sejam bem vindos!

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6)


sexta-feira, 2 de setembro de 2011


OS GARIS E MARGARIDAS DE NOSSA CIDADE MERECEM MAIS ATENÇÃO!!!

Porque esta classe ainda é tão “esquecida” e pouco valorizada, não só pela Prefeitura Municipal, como também pela população que não valoriza o trabalho desses profissionais? Bem, talvez porque o trabalho deles seja limpar as ruas, limpar a sujeira que nós mesmos fazemos.

Aqui já podemos entrar em outra discussão: será que nossa cidade precisa de mais lixeiras espalhados pelas ruas? É notório que existem poucas delas em nossa cidade. Com a implantação de mais lixeiras se faz necessário um trabalho de conscientização da população para que utilizem estas, pois de nada adiantaria aumentar seu numero se as pessoas continuassem jogando os resíduos no chão.

Outra questão importante seria a coleta seletiva. Será que a mesma está à frente do nosso tempo ou já pode ser implantada em nossa cidade? Acredito que com um trabalho de conscientização nas escolas isso seja possível. Por enquanto, esse trabalho foi desenvolvido apenas no colégio Pedro Batista e teve um resultado admirável. Notaram-se ruas mais limpas, sem papel, garrafas Pet ou vidros. Todo o lixo foi vendido, e com o dinheiro arrecadado serão compradas lixeiras seletivas para a escola.



Voltando aos garis e margaridas, já é hora de dar mais atenção a esses colaboradores, para que exerçam suas funções com mais dignidade, segurança e higiene. É necessário ferramentas de trabalho tais como: luvas, botas, bonés e fardamento. Observar estes itens não traz benefícios apenas para os garis, mas para toda cidade, uma vez que amplia o aspecto urbanístico de nossa cidade. Um uniforme, por exemplo, valoriza a função e altera a forma como esse funcionário público é visto pela população, além de proporcionar economia, pois dispensa a utilização de suas próprias roupas no dia-a-dia de trabalho.   

Capacitar a equipe de limpeza da cidade também é fundamental. Cursos e palestras podem ajudar os garis a entenderem a importância de sua atividade e perceber como desempenhar seu trabalho de maneira eficaz e organizada.
É necessário mostrar que o lixo também é uma fonte de renda auxiliar, mostrando que o lixo pode ser reciclado dando vida a outros objetos que serão utilizados nos lares, empresas e órgãos públicos.
Antes de tudo, é preciso mostrar à população que com trabalhos deste tipo podemos mudar o planeta, pois precisamos dele para sobreviver.